usuarios on line

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Futebol e o Ibope - Margem de erro - a explicação de tudo em pesquisas

olá amigos,

o jornalista Vitor Guedes escreve sobre a influência do Ibope.

fonte: Blog Milton Neves

Pela margem de erro, Verdão é líder, Cruzeiro está no Z4 e a torcida da Lusa é maior que a do Corinthians! Por Vitor Guedes


palmeiras
Por Vitor Guedes
Qual a margem de erro das torcidas e audiência da bola?
Aproveitando o clima de eleições que tende a permanecer aquecido com a reedição do Fla-Flu no plano nacional, é possível afirmar, com 95% de confiabilidade, que, pela margem de erro do Ibope, o Palmeiras pode ser campeão brasileiro, e o Cruzeiro pode ser rebaixado!
Brincadeiras à parte, o fracasso do Ibope nas pesquisas de boca de urna merece, no mínimo, um estudo e uma análise. No futebol, Corinthians e Flamengo, e, logo abaixo, São Paulo, ganham muito mais dinheiro da TV do que os adversários porque têm mais torcida e, pois, dão maior audiência. Faz todo o sentido do mundo.
Acontece que, quem mede as torcidas e a audiência? O Ibope? Ora, considerado a margem de erro registrada em alguns Estados no pleito de domingo, como no Rio Grande do Sul e na Bahia (só para ficarmos em dois erros absurdos, um a favor, e outro contra o PT: na verdade, ambos contra todos os eleitores), é possível a Portuguesa estar entre as maiores torcidas do país… É claro que não! Mas o caso é, no mínimo, de questionar a veracidade dos números.
Que Flamengo, Corinthians e São Paulo têm as três maiores torcidas do país não resta dúvida, agora em relação à diferença, quem é que sabe? Pelos resultados do Ibope do Sul, dá para colorados e gremistas levarem a sério os números?
Se as pesquisas influenciam alianças, arrecadação de campanhas e apoios, parece óbvio que os números aferidos (ou divulgados) pelo Ibope influenciam na assinatura ou não de patrocínios, nosvalores desses patrocínios, na divisão da grana da TV…
É preciso repensar também o futebol!



Nenhum comentário:

Postar um comentário