usuarios on line

terça-feira, 8 de outubro de 2013

FUTEBOL PELO BRASIL - Torcida organizada é dona de estádio mas não há time em Cambará (PR)

olá amigos,


O futebol pelo interior do Brasil apresenta muitas facetas, por vezes cruel: as pessoas fazem um estádio pro time e ele muda de cidade.


fonte: globoesporte. com/pr

A pequena Cambará, no norte do Paraná, um grupo de torcedores encarna uma peculiaridade: eles são os proprietários do estádio da cidade, com capacidade para 20 mil pessoas, mas já não contam com um time para torcer.

O esforço de anos para construir um campo que abrigasse o Matsubara, equipe que já foi uma das forças do interior do estado, resultou em uma desilusão para os apoiadores, que ficaram órfãos quando o clube abandonou a cidade - um dos últimos passos antes de deixar de existir.

Criado em 1974 por Sueo Matsubara, um empresário do ramo agrícola, o clube encerrou suas atividades em 2009 na terceira divisão do campeonato Paranaense.

O time foi celeiro de atletas de expressão, entre eles o atacante Nilmar (ex-Inter e seleção brasileira), contou com o jogador Neto (ex-Corinthians) e teve o ator Nuno Leal Maia como técnico. Porém, apesar da tradição que criou no interior paranaense, acabou trocando de cidade.

Foi uma frustração especialmente para a Torcida Organizada do Matsubara, a TOM, criadora do movimento de construção do estádio.

Apesar do desgosto, o grupo tenta permanecer unido, marcado pela herança dos tempos em que a cidade se mobilizou para dar de presente ao Matsubara um local para mandar seus jogos no Campeonato Paranaense.

A história começou nos anos 80, quando os torcedores organizaram rifas, arrecadaram dinheiro e fizeram um mutirão com trabalhadores voluntários para colocar em pé o Estádio Regional, que se transformou na casa do time.



Estádio Matsubara Cambará torcida TOM (Foto: Ovanir de Jesus/arquivo pessoal)Três dos 10 remanescentes da torcida organizada TOM (esq. para direita): Ovanir dos Anjos, Moacyr Tavares Duarte e Waldir Camargo. Missão deles é manter o estádio para que não se deteriore (Foto: Ovanir de Jesus/arquivo pessoal)
 
Estádio Matsubara Cambará (Foto: Ovanir de Jesus/arquivo pessoal)Estádio em Cambará está sem  jogos oficiais.


Estádio Matsubara Cambará (Foto: Ovanir de Jesus/arquivo pessoal)
Tempos áureos: estádio do Matsuabara lotado
(Foto: Ovanir de Jesus/arquivo pessoal)


Em Londrina, a primeira temporada do Matsubara empolgou o clube. A diretoria investiu alto contratando o jogador Neto (ídolo do Corinthians e campeão Brasileiro em 1990), além de uma equipe forte que ficou na terceira colocação (o Paraná foi o campeão, e o Coritiba, o vice), que lhe rendeu o título de campeão do interior.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário